Mais da metade da água subterrânea na China está contaminada

Fonte: ERA DA ÁGUA

A água subterrânea em 57% dos pontos de vigilância nas cidades chinesas está contaminada ou extremamente contaminada, informou nesta segunda-feira o jornal Diário de Informação Econômica, operado pela Agência de Notícias Xinhua, citando dados do Ministério da Proteção Ambiental (MPA).

As estatísticas do MPA sugerem também que 298 milhões de residentes rurais não têm acesso à água potável segura.

No primeiro semestre do ano passado, dos sete principais sistemas de abastecimento de água do país, apenas o Rio Yangtze e o Rio das Pérolas registraram boa qualidade, enquanto o Rio Haihe no norte mostrou índices de alta contaminação, e os demais rios contaminação moderada, segundo o MPA.

Para aumentar a qualidade de água, o MPA decidiu reforçar a proteção das fontes de água.

O ministério informou ao jornal que não haverá permissão para projetos de construção nas regiões de nascente a menos que tenham áreas específicas de proteção sob a administração do ministério, ou que tenham sido aprovados nos testes de qualidade da água.

O chefe do Instituto dos Assuntos Públicos e Ambientais em Beijing, Ma Jun, disse que as fontes de água potável, normalmente localizadas nas regiões menos desenvolvidas dos cursos superiores dos rios, tendem a ser áreas de desenvolvimento de indústria pesada como mineração e petroquímica.

A China recentemente publicou uma diretriz de luta contra a poluição de água no período entre 2011 e 2015, na qual especifica a meta de que 60% dos rios e lagos principais do país deverão ser suficientemente limpos até o final de 2015 para servir como fonte de água potável.

Leave A Comment