Equipe técnica realiza levantamento das cavernas presentes no município de Martins – Rio Grande do Norte

Fonte: Correio da Tarde

Fabio Vale

Equipe descobriu e catalogou novas 16 cavernas, totalizando mais de 70 cavidades catalogadas

Martins é um município localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se numa altitude de 745 metros, a 377 km da capital estadual, Natal. Cidade serrana localizada no sopé das Serras de Martins, é considerada a “Princesa serrana” ou a “Campos do Jordão do Rio Grande do Norte”, devido ao seu clima e ar puro agradável, em contraste com o clima semi-árido de outras regiões do interior do estado. Além disso, uma característica marcante do município é a existência de cavernas. Com isso, uma equipe realiza um levantamento das cavidades naturais.

Uma equipe formada por membros do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep) e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), esteve presente em Martins para realizar trabalho de levantamento das cavernas presentes no município. Os estudos vêm sendo realizados para orientar a elaboração do diagnóstico e zoneamento da futura Unidade Estadual de Conservação a ser implantada pelo IDEMA, o Monumento Natural Casa de Pedra de Martins.

Segundo informações da Agência RN, de acordo com o diretor do órgão, Gustavo Szilagyi, a criação da unidade deverá ocorrer em aproximadamente dois anos. “O IDEMA vem acompanhando de perto o trabalho de levantamento de campo que tem sido realizado. A nossa expectativa é que até o final de junho de 2014, prazo do convênio firmado entre Fundep e Funbio, sejam entregues ao IDEMA o diagnóstico e zoneamento ambiental da área, bem como o mapeamento de todas as cavidades naturais existentes”.

Ainda de acordo com Szilagyi, a incursão do grupo ao local descobriu e catalogou novas 16 cavidades naturais. Com isso, a área passa a ter mais de 70 cavidades catalogadas e georeferenciadas. “A nossa expectativa é de que, ao final da fase de prospecção, sejam registradas mais de 100 cavernas”. A Casa de Pedra de Martins é um importante sítio de valor espeleológico, paleontológico e arqueológico. A sua transformação em unidade de conservação irá assegurar a proteção de seus elementos e a adequada exploração da área.

Martins como a “Princesa serrana” ou a “Campos do Jordão Potiguar”

Martins é considerada a “Princesa serrana” ou a “Campos do Jordão do Rio Grande do Norte”, devido ao seu clima e ar puro agradável em contraste com o clima semi-árido de outras regiões do interior do estado. Além da paisagem natural, Martins também é lembrada pelo seu festival gastronômico, considerado o maior festival em gastronomia de rua do Brasil, pela Casa de Pedra, uma caverna com 100m de comprimento, e pela festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, que se realiza em dezembro. Com uma economia baseada na agricultura, pecuária do leite e corte e no ecoturismo, possui uma área territorial de 171 km², de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2009 sua população é de 8.386 habitantes.

Nota do GPME:

Estivemos em Martins em 2005 a convite dos grupos de espeleologia do Rio Grande do Norte e a beleza do carste local surpreendeu pelas características únicas. A instituição de uma Unidade de Conservação é totalmente justificável e necessária, o Grupo Pierre Martin de Espeleologia apoia essa iniciativa!!!

Leave A Comment