Cavernas Filipinas são declaradas Tesouro Cultural Nacional

Cavernas em Quezon, Palawan, Filipinas

O Complexo de Cavernas de Tabon foi recentemente declarado Tesouro Cultural Nacional pelo Museu Natural das Filipinas.

Localizadas en Lipuun Point, próximas a Quezon na província de Palawan, as 29 cavernas do complexo são mais conhecidas por conterem algumas das mais antigas evidências da presença humana nas Filipinas.

Desde sua descoberta em 1972, arqueólogos já encontraram urnas funerárias, utensílios de argila, enfeites de jade e outras jóias, ferramentas de pedra, ossos de animais e fósseis humanos que datam de até 47.000 anos atrás. O achado mais famoso, um crânio humano juntamente com os ossos da mandíbula e dentes, foi chamado de “Homem de Tabon” e acredita-se datar de aproximadamente 22.000 a 24.000 anos atrás.

Inicialmente declarado um Sítio de Reserva do Museu, em 1972, teve esta última designação de Tesouro Cultural Nacional após nova análise do Museu Nacional das Filipinas, que confirmou que o sítio é uma “propriedade local cultural única, possuindo valor histórico, cultural, artístico e/ou científico excepcionais, o que é muito significativo e importante para o país e a nação, e como tal foi oficialmente declarado pela agência cultural pertinente.”

 

Caverna Tabon em Palawan é declarada Tesouro Cultural Nacional [Agência de Informação Filipina]

Caverna Tabon declarada Tesouro Cultural Nacional

Este artigo é resultado da tradução da seguinte fonte: Caving News

Caso queira utilizar nosso texto traduzido, por favor lembre-se de referenciá-lo!

Leave A Comment