5 Novareses também participam da descoberta da maior caverna da Bósnia-Hezergovina

Retornaram de Sarajevo no fim de agosto, os 5 espeleólogos novareses que participaram da descoberta e exploração daquela que se tornou a maior caverna da Bósnia-Hezergovina.

Os cinco espeleólogos são Fábio Bellobuono, Juri Bertona, Gian Domenico Cella, Daniele Gigante e Ilaria Mornino, todos pertencentes ao Gruppo Grotte Novara , sempre envolvido em múltiplas atividades, com suas reuniões periódicas no Beco Santo Spirito.

A expedição, organizada pelos espeleólogos de Bolonha, Novara e Sarajevo, e da qual participaram espeleólogos da Reggio Emilia e Massa, concentrou as buscas no cânion de Praca, cerca de 30 km a leste de Sarajevo.

Quarenta espeleólogos se alternaram por 13 dias em árduo trabalho na parte mais remota da Gruta Govjestica (grotta Govjeŝtica), em exploração desde 2010.

A caverna já havia tido os primeiros 100 metros explorados por engenheiros austro-húngaros no início do século passado, durante a construção da audaciosa ferrovia Belgrado-Sarajevo, que segue pelo cânion de Praca por toda a sua extensão.  As explorações tinham sido interrompidas em uma parede vertical com mais de 20m de altura, conquistada pelos espeleólogos com escalada livre.

A equipe internacional conseguiu avançar por ambientes semi-alagados que conduzem a novas e magníficas galerias graças a um grande período sem chuvas. Algumas escaladas no interior da gruta permitiram a exploração de novos ambientes onde se encontram raros exemplos de espeleotemas.

No início das explorações chegou-se a um imponente depósito de fósseis de vertebrados.  Trata-se principalmente dos ossos do Ursus spelaeus (urso das cavernas) extinto há 20 mil anos.  As autoridades locais foram informadas desta descoberta.

A Gruta Govjestica foi topografada e seus ambientes mais característicos foram fotografados.  Os dados espeleométricos da cavidade conferem à gruta o primeiro lugar nacional em desenvolvimento, 7715 metros, e permitem que se pense na possibilidade de novos desenvolvimentos, já que a gruta atinge a base do vasto planalto cárstico da Romênia.

Os grupos de espeleólogos que participaram são o GSB-USB de Bologna, CVSC de Bolonha, GGN de Novara, KRS de Sarajevo, GSPGC de Régio-Emília e GSAA de Massa.

Monica Curino

*Novara situa-se a 55 km NW de Milão

Galeria de fotos:

Este artigo é resultado da tradução e adaptação da seguinte fonte: OkNovara 

Caso queira utilizar nosso texto traduzido, por favor lembre-se de referenciá-lo!

Leave A Comment