Relatório de Atividades e Galeria de Fotos Parque Estadual Intervales – Feriado de 1° de Maio de 2012

Antes tarde do que nunca, aos poucos atualizando os relatórios e galerias de fotos, lá vai a atividade ocorrida no Parque Estadual Intervales entre os dias 28 de Abril e 1° de Maio de 2012.

O GPME mantém no Parque Estadual Intervales um projeto de exploração, prospecção, descoberta e mapeamento das cavernas do parque e arredores. Esse projeto tem como objetivo a documentação de todas as cavidades com o posicionamento preciso, definição das bacias hidrográficas a qual cada caverna está associada, sistemas espeleológicos, etc.

Aos poucos fomos chegando à Sede de Pesquisas na noite do dia 27, sexta-feira, com o ultimo carro chegando na madrugada do dia 28. A estratégia de tomar o café da manhã no restaurante do parque funciona e condicionados ao horário de funcionamento conseguimos a façanha de iniciar as atividades cedo. 🙂

No primeiro dia, sábado (28 de Abril) seguimos para a região da Gruta Barra Bonita (SP-271), aonde além da plotagem dessa cavidade para obtenção das coordenadas precisas de localização para inserção no mapa, tínhamos como objetivo a relocalização da Gruta Cabeça de Paca (SP-261).

Como nesse feriado, por conta do grande movimento de turistas, nenhum monitor ambiental que soubesse a localização dessas cavernas não turísticas pode nos acompanhar, inserimos no GPS as várias coordenadas disponíveis em várias fontes e seguimos em busca.

Nenhuma das várias coordenadas da Gruta Cabeça de Paca nenhuma estava correta e passamos a tarde toda batendo mato sem sucesso, em área sem potencial espeleológico, e por com sequência obvia não rendendo sequer uma descoberta. No retorno encontramos uma antiga estrada da época da Fazenda Intervales que rumava para a estrada principal e por lá seguimos, observando alguns afloramentos promissores, mas o cansaço optou para deixar a exploração para outro dia. Em outra atividade, algumas semanas após, tivemos uma surpresa. Aguardem o outro relatório…

Nesse dia ainda seguimos para a Gruta do Fendão conferir alguns dados topográficos.

No domingo (29 de Abril), mantivemos a rotina e seguimos em busca da Gruta O’morcegovaiomorcegovem (SP-254) e a Toca Kifexo (SP-255) nas proximidades da estrada sentido Guapiara. Mas os erros de coordenadas renderam uma manhã de prospecção sem resultados. Almoçamos e decidimos mudar de ares, seguimos alguns quilômetros na estrada para Guapiara e lá fomos à busca da Gruta Minotauro II (SP-693), felizmente com sucesso. Por conta do adiantado da hora a topografia da Minotauro II ficou para outro dia, mas tivemos tempo suficiente para uma prospecção local com a descoberta de algumas entradas, ainda não exploradas.

Na segunda feira (30 de Abril) tivemos a feliz notícia de que o Seu Flóido (Sócio emérito do GPME) estaria livre para nos acompanhar parte do dia, visto que ele tinha um compromisso pessoal em Guapiara no final da tarde. Com o tempo curto aproveitamos para seguir em busca da Gruta O’morcegovaiomorcegovem e a Toca Kifexo, com sucesso, e percebemos o quanto as coordenadas das fontes estavam erradas, em média 300 metros, com as grutas localizadas quase ao lado da estrada que segue para a Gruta dos Paiva (SP-042).

As duas cavidades foram devidamente topografadas e plotadas com precisão e de “lambuja” ainda descobrimos uma cavidade bem próxima, denominada Gruta do Estagiário (ainda sem cadastro), em homenagem a um membro da equipe. 🙂

Antes de o Seu Flóido ter que seguir para seu compromisso ele confidenciou que havia descoberto uma entrada ainda não explorada nas proximidades da Gruta da Santa (SP-209), e para nossa felicidade ele confidenciou que ainda havia tempo para ele nos levar até lá.

Descemos a estrada sentido Gruta dos Paiva uns 300 metros, passamos a Gruta da Santa, atravessamos a drenagem oriunda da ressurgência da mesma, subimos uns 20 metros e lá estava a nova cavidade, muito próxima, quase conectando. Por conta da proximidade com a Gruta da Santa e características internas, a nova cavidade foi denominada Gruta do Manto da Santa (ainda sem cadastro). Fizemos a plotagem precisa da cavidade, mas tínhamos que correr para não atrasar o Seu Floido em seu compromisso em Guapiara. Esse dia rendeu muito, cavernas relocalizadas, descobertas e o Seu Flóido cumprindo seu horário britanicamente.

O 1° de Maio foi dedicado ao não trabalho… Dia de acordar tarde, café da manhã no horário limite de funcionamento do restaurante e rumo pra casa.

Agradecimentos especiais ao Sr. Paulo Leitão Camarero, ex-gestor do Parque Estadual Intervales, que durante sua gestão sempre apoiou, reconheceu e valorizou a essencial atuação voluntária do GPME na unidade.
Valeu Paulo!!!

LOG Sintético:

* 28 de Abril a 1° de Maio de 2012

Iporanga-SP, Parque Estadual Intervales: Gruta Barra Bonita (SP-271), Plotagem. Gruta do Minotauro II (SP-693), Plotagem, Fotografia e Exploração.  Gruta O’morcegovaiomorcegovem (SP-254), Exploração, Topografia, Fotografia e Plotagem e prospecção externa, Gruta do Estagiário, Descoberta, Exploração, Fotografia e Plotagem, Toca Kifexo (SP-255), Exploração, Topografia, Fotografia e Plotagem, Gruta Manto da Santa, Descoberta, Exploração, Fotografia e Plotagem, Gruta da Santa (SP-209), Fotografia e prospecção externa, Gruta do Fendão (SP 239), Fotografia e Verificação topográfica.

GPME: Carlos Eduardo Martins (Caê), Daisy Cirino de Oliveira, Eduardo Bosse de Arruda Penteado (Porteira), Ericson Cernawsky Igual (OvO), Gilson Tinen (GilSan), Hannah Akemi Rocha Komuro, Irene Alves Ribeiro e Sérgio Komuro (Sérgião).

PEI: Aparecido Dias de Oliveira e José Flóido.

Participação: Aline Rocco Roncolato, Ângelo Roncolato e Rafael de Freitas Marin.

 

Saiba mais sobre o histórico do GPME em Intervales:

Levantamentos topográficos em Intervales

Relatório de Atividades GPME Carnaval 2012 – Parque Estadual Intervales

 

Galeria de Fotos:

 

2 Comments

  1. […] Relatório de Atividades e Galeria de Fotos Parque Estadual Intervales – Feriado de 1° de Maio de… […]

  2. […] Relatório de Atividades e Galeria de Fotos Parque Estadual Intervales – Feriado de 1° de Maio de… […]

Leave A Comment

*