O rio subterrâneo de Bramabiau está localizado no Departamento do Gard (região administrativa de Languedoc-Roussillon), próximo do Monte Aigoual. Desenvolve-se na parte superior da Camprieu (Cam del Rieu: Platô entre dois rios) e é um dos fenômenos subterrâneos mais famosos da França.
O rio de “Bonheur” tem a particularidade de atravessar de um lado a outro o planalto calcário. Esta curiosidade hidrogeológica é uma verdadeira “raridade subterrânea” que lhe dá um lugar de destaque entre as grutas. Além disso, a cavidade tem uma rica história.
A primeira travessia foi realizada em 1888 por Edouard-Alfred Martel, fundador da espeleologia.
Em 1924, Martel e seus sucessores, Félix Mazauric (1868-1919), Pierre Mely (1863-1897) e Professor Henri de Lapierre, exploraram uma rede com total de 5.980 m.
De 1982 a 1988 Daniel André, Monique Puel e Serge Gailhac decidiram fazer uma topografia completa e descobriram 4.230 metros de novas galerias. O desenvolvimento da Caverna Bramabiau (Abîme de Bramabiau) alcançou na atualidade 10.120 metros de comprimento.
A partir de 2012, Victor Ferrer e o Grupo Flash Black Corb de Barcelona, complementam a iconografia da caverna com sessões fotográficas cujos resultados são apresentados neste livro. Daniel André, explorador e conhecedor da caverna, documentou o trabalho com o texto e topografias.
Adquira seu exemplar: Nus – Esports de Muntanya (Espanha) – 10.00€ + Despesas de postagem
Saiba mais sobre Bramabiau: Wikipédia
Leave A Comment