Ano do Morcego 2011-2012

Os morcegos são animais extraordinários e, ainda que muitas vezes incompreendidos, são parte fundamental dos nossos ecossistemas.

Existem  mais de 1100 espécies de morcegos no mundo, totalizando cerca de 1/5 de todos os mamíferos. A enorme diversidade dos morcegos reflecte-se na sua ecologia, aspecto e dimensão.

Os maiores morcegos são chamados raposas-voadoras, estas podem ter até 2m de envergadura e pesar até 1.5 kg. No outro extremo, está uma espécie de morcego que pesa apenas 2 g e é considerada o mamífero mais pequeno do mundo.

O declínio de muitas espécies de morcegos a nível mundial, levou ao lançamento, pelo Programa do Ambiente das Nações Unidas e pelo Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus, do Ano do Morcego, a celebrar nos anos de 2011 e 2012.

Esta campanha resulta dos esforços conjuntos da Convenção de Bona sobre a Conservação das Espécies Migradoras Pertencentes à Fauna Selvagem e do Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus – EUROBATS, e pretende promover a conservação, investigação e educação sobre as quase 1200 espécies de morcegos que existem no mundo, cerca de metade das quais se encontra ameaçada de extinção. Particular ênfase será dada à divulgação da importância dos morcegos para o Homem e para os ecossistemas, por exemplo, como controladores de pragas e como dispersores de sementes.

Juntamente com o Ano do Morcego, em 2011 o EUROBATS celebrará também o 20º aniversário da assinatura do Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus. Para além da União Europeia, o EUROBATS pretende agora estender o seu âmbito geográfico a outros países do Norte de África e Médio Oriente.

O Ano do Morcego coincide em 2011 com o Ano Internacional das Florestas. Neste contexto, importa também salientar a importância da relação entre os morcegos e a floresta. Muitas espécies de morcegos são polinizadoras e dispersam sementes de muitas árvores em florestas tropicais e temperadas, ajudando assim à regeneração e manutenção da floresta, que ocupa cerca de um terço da superfície terrestre do planeta. Por outro lado, uma gestão sustentável da floresta é essencial para a preservação de populações viáveis de morcegos, bem como o equilíbrio dos ecossistemas em bosques e florestas.

Maiores informações:

www.wix.com/anodomorcego/icnb

www.yearofthebat.org/

Leave A Comment