Espeleólogos de Missouri (EUA) colam espeleotemas na Caverna Fisher

Foto: mostateparks

Um artigo recentemente lançado por Trav Talk mostra o trabalho de espeleólogos do Missouri, que desde 1999 estão trabalhando em um projeto para desfazer o estrago causado por humanos à Caverna Fisher (Fisher Cave), no Parque Estadual Meramec (Meramec State Park).

Além de remover pichações e retirar o cascalho utilizado para fazer trilhas, o projeto de restauração envolve identificar o lugar original de centenas de estalactites e estalagmites quebradas e então colá-las de volta no lugar.

Um funcionário da empresa 3M, o espeleólogo Jonathan Beard, teve acesso a vários tipos diferentes de colas e adesivos e isto permitiu que ele averiguasse qual a melhor maneira de fazer os reparos nas peças quebradas.

Até agora mais de 200 peças foram recolocadas, e existem mais 300 catalogadas de acordo com o local aonde foram encontradas, esperando para que seus locais de origem sejam identificados e então serem também recolocadas.

“Através dos anos nós estamos encontrando mais e mais pares. São os maiores quebra-cabeças do mundo – Jonathan Beard, Espeleólogo” 

State Park Stories – Gluing together Fisher Cave (Trav Talk via Dean Wiseman)

 

Esta notícia é resultado da tradução pelo GPME da seguinte fonte: Caving News

Caso queira utilizar nosso texto traduzido, por favor lembre-se de referenciá-lo!

Leave A Comment