Casa de Reintegração Social Nova Vida de Barreiras visita Gruta do Catão e Parque Municipal da Lagoa Azul em São Desidério – BA

 Fonte: Jornal Nova Fronteira

Texto: Diego Souza | Fotos: Arquivo Sematur

Para promover a proteção integral e o atendimento socioassistencial a usuários de substâncias psicoativas, a Casa de Reintegração Social Nova Vida de Barreiras com sede no povoado de Mucambo, realizou nesta terça-feira, 06, um passeio ao Parque Municipal da Lagoa Azul e Gruta do Catão. O objetivo da visita é integrar colaboradores, equipe técnica, voluntários, usuários e familiares.

A Casa de Reintegração Social Nova Vida, acolhe pessoas psicoativas entre 18 a 70 anos de idade do sexo masculino obtendo o tratamento em três etapas: reabilitação, desintoxicação e integração social, totalizando nove meses de internação podendo ser reduzido pra seis meses dependendo da recuperação do paciente. “A casa tem todo um aparato para receber usuários, trabalhamos com uma equipe multiprofissional, assistente social, psicóloga, monitores, professores de músicas, aulas de informática e educação física. A equipe sempre procura desenvolver a cada quinze dias um passeio coletivo com todos os internos. Em uma decisão entre todos os usuários da casa optaram por conhecer a Lagoa Azul e a Gruta do Catão em São Desidério.” Diz a presidente da Casa de Reintegração Nova Vida, Delma Pedra.

O dia a dia de cada usuário é desenvolvido atendimentos individuais, terapias ocupacionais, cultos, dinâmicas e atendimentos psicológicos. “A casa da suporte com uma equipe multiprofissional através de palestras, integração entre eles e com os outros, e a gincana cultural que estamos desenvolvendo  tem o intuito de visualizar o comportamento de cada usuário.” Afirma a psicóloga Lucicleide da Silva Ferreira.

Para o usuário, Sergio Rodrigues Patriota, a Casa de Reintegração ajuda na formação do cidadão e também desenvolve ações que contribui para uma nova vida. “Pra mim está sendo bom, porque a vida que estava levando lá fora não foi fácil, a casa está preservando a minha vida, assim como a minha saúde e estou desenvolvendo mais, estou aprendendo a viver e dialogar com as pessoas, é um trabalho muito gratificante.” Declara.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, deu todo o suporte técnico  e logístico no acompanhamento dos visitantes ao parque Municipal da Lagoa Azul e Gruta do Catão, onde os guias de turismo acompanharam a equipe mostrando os pontos atrativos com explanação de cada área visitada.

Leave A Comment