Setor do turismo sofre com o impasse para reabertura da Gruta da Lagoa Azul – Nobres, MT

Fonte: VG News

Por: Francisco Borges – VGNews

Gruta da Lagoa Azul no município de Nobres, cartão postal da cidade. Foto: Divulgação

Gruta da Lagoa Azul no município de Nobres, cartão postal da cidade. Foto: Divulgação

A Gruta da Lagoa Azul que é um dos principais pontos turísticos do município de Nobres (132 quilômetros de Várzea Grande) e também um cartão postal de todo o Estado de Mato Grosso, está fechado para a visitação de turistas desde 2002.

O complexo onde está localizado a Gruta está sob os cuidados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) que realiza um projeto para o plano de manejo do local. A liberação para o turismo na região estava prevista para setembro de 2012, mas ainda não foi entregue.

O plano de manejo do Parque Estadual da Gruta da Lagoa Azul, foi definido no Termo de Referência do Componente de Proteção de Ecossistemas e de Fauna, contido no Programa de Desenvolvimento Sustentável do Pantanal do Governo do Estado de Mato Grosso.

 Neste plano são apresentados diagnósticos das condições físicas e socioeconômico-culturais do Parque e seu entorno, bem como definidos seus objetivos específicos, seu zoneamento, as normas e regras que deverão presidir o gerenciamento da unidade e programas e projetos que a levem a atingir os objetivos propostos.

Mesmo visando à conservação da fauna e flora do local o Plano de Manejo que está atrasado fez diminuir consideravelmente o setor turístico do município de Nobres. Hotéis, restaurantes e comércio em geral têm sofrido com a baixa dos turistas pela pouca arrecadação. “Com o Parque fechado os turistas não chegam aqui. O comercio perde, Nobres perde e os turistas também perdem”, diz um comerciante da região.

De acordo com a diretora de Turismo do município de Nobres, Dahiana Ferlin, a Gruta encontra-se interditada pela SEMA, ainda está em andamento a realização do plano de manejo que está sendo feito pela empresa Ecossistema sob a responsabilidade da SEMA.

Nota do GPME:

Em outubro de 2004 o GPME conjuntamente com o GBPE, realizaram a topografia (imagem abaixo) da Gruta da Lagoa Azul de Nobres com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo do Estado do Mato Grosso e IBAMA/CECAV – MT para inclusão no Plano de Manejo.

Mapa Lagoa Azul

One Comment

  1. Douglas Fischer 11/04/2016 at 17:29 - Reply

    Infelizamente 3 anos depois desta publicação a situação fica o mesmo.

Leave A Comment