UNIFEMM implanta projeto de conscientização Parque Estadual do Sumidouro

Fonte: Sete Dias

parque do sumidouro 02_divulgaoUm dos principais sítios paleontológicos do Brasil agora vai contar com um programa de conscientização ambiental e disseminação do conhecimento. A partir da parceria entre o Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), será implantado nesta segunda-feira, 03 de junho, o Centro de Difusão do Conhecimento Científico-Tecnológico, no Parque Estadual do Sumidouro, localizado nas divisas dos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa. O objetivo é ensinar crianças e adolescentes, através de diversas atividades interativas, os mistérios e a história do mundo de nossos antepassados.

Coordenado pela professora do UNIFEMM, Rosangela Marucci, o projeto vai manter um Centro de Educação Ambiental dentro do parque, com a realização de atividades educativas, com foco principalmente na paleontologia e arqueologia, voltadas para os visitantes e alunos das escolas da região. Serão oferecidas várias opções de oficinas, como de pintura rupestre e escavação, de contação de histórias, além de trilhas interpretativas, todas com partes didáticas e com duração entre 30 minutos e uma hora. As atividades serão ministradas pelos próprios funcionários do Parque do Sumidouro.

O projeto do Centro de Difusão do Conhecimento Científico-Tecnológico teve seu embrião ainda 2010, com a parceria entre UNIFEMM e IEF, e conseguiu sair do papel através do financiamento do CNPq e Fapemig. O Parque do Sumidouro por sua vez foi criado em janeiro de 1980, com objetivo de preservar todo o patrimônio cultural e regional, e conta com uma grande riqueza histórica. Com uma área de aproximadamente 20 mil hectares, é composto por diversas atrações naturais, como a Gruta da Lapinha, sítios arqueológicos descoberto pelo naturalista Peter Wilhelm Lund, a Lagoa do Sumidouro, além de diversas pinturas rupestres e a Casa Fernão Dias. Através da descoberta de fósseis humanos e de animais da megafauna já extintos, o local ganhou fama internacional, e recebe visita de turistas de diversos países.

Leave A Comment