Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco completa um ano

Fonte:  http://www.portalarcos.com.br/noticia/2239/Museu-Arqueologico-do-Carste-do-Alto-Sao-Francisco-completa-um-ano

Mais de 2 mil pessoas visitaram o acervo

Elaine Martins e Gilmar Henriques

O Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC) completou um ano de existência no último dia 10 e reúne uma lista de assinaturas de 2.290 visitantes. Abrigado em um casarão do século XIX, restaurado e adaptado para guardar o acervo, é composto por peças que remontam a história de 12 milênios.

O Museu já foi pauta de reportagem em muitos veículos de imprensa. O jornal Hoje em Dia foi dos primeiro veículos de comunicação a dar espaço à inauguração do MAC. Ainda em 08/04/10 foi publicada matéria de página inteira, assinada pelo jornalista Douglas Fernandes. O IBRAM também divulgou a inauguração na Revista de Museus. A TV Alterosa foi a primeira rede de televisão a fazer uma matéria, que focou o trabalho no laboratório de arqueologia.

A TV Integração, afiliada da Rede Globo, fez matéria mostrando a exposição. A Revista de História da Biblioteca Nacional publicou outra matéria, assinada por Cristiana Romanelli, em sua edição de julho de 2010. O programa Questões da Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI/UEMG) abordou o tema “Museus” em 04/07/2010, fazendo uma reportagem sobre o MAC.

O Museu de Pains foi, também, tema do programa de estréia do “Tem Base! TV”. Em novembro passado, foi criado o blog do Museu, de autoria do Curador do Museu, o arqueólogo Gilmar Henriques. O espaço contempla notícias referentes à arqueologia; exposições; Feiras; indicação de outros Museus e muitas outras novidades. O endereço é mac-asf.blogspot.com/2010/11/xxii-feira-de-ceramica-de-minas-gerais.html

Sobre o Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco

O MAC tem por objetivo guardar e proteger materiais provenientes de pesquisas arqueológicas no Carste do Alto São Francisco, região que compreende a área conjunta de oito municípios do centro oeste de Minas Gerais: Pains, Arcos, Formiga, Córrego Fundo, Pimenta, Piumhí, Doresópolis e Iguatama. Nele, estão expostos artefatos arqueológicos que ajudam a contar a história da ocupação humana regional, que remonta há 12 milênios. Objetos como mapas, fotos, além de imagens de cavernas da região do Alto São Francisco.

Tais vestígios e artefatos desempenharam grande papel econômico e cultural até aproximadamente 500 anos atrás e é a partir deles que podemos escrever uma história indígena ainda pouquíssimo conhecida.

Constitui um projeto pioneiro de museu arqueológico, pois integra atividades educacionais com a pesquisa científica, além da conservação de uma infinidade de objetos e materiais pré-históricos para as gerações futuras. O MAC foi criado a partir do Edital Mais Museus – ano 2008. Seu projeto de implantação foi aprovado então pelo IPHAN, que estabeleceu um convênio com a Prefeitura Municipal de Pains (PMP n.º22/2008; IPHAN nº. 01450.004424/2008-73).

No ano de 2009 o IBRAM passou a acompanhar o processo de implantação e funcionamento do MAC. A inauguração deste museu de território se deu em 10 de abril de 2010.

Horário de visitação:
Quarta a sexta das 12h às 17h
Sábados e domingos, das 13h às 17h.
Rodovia MG-439, nº. 1000 – Centro – Pains – MG (saída para Formiga)
ENTRADA FRANCA!

Mais informações:

MAC – Curador e Arqueólogo Gilmar Henriques – 37. 3323.5112

2011-04-14T19:59:26-03:00 Categories: Agenda, Geral|Tags: , , |0 Comments

Leave A Comment