2ª Expedição Santa Catarina, Vale do Itajaí – 18 a 23 de Abril

Gruta do Tigre - Itaiópolis, SC

Gruta do Tigre – Itaiópolis, SC (Expedição GPME em 2011)

Estamos de saída essa noite para nossa segunda expedição ao Estado de Santa Catarina, mais especificamente para a região do Vale do Itajaí. A equipe conta com nove pessoas, ocupando dois carros saindo de São Paulo e outro carro saindo de Florianópolis, com um sócio fundador radicado na capital Catarinense.

O foco não é o estado com o um todo, apesar do grupo ter outro projeto na divisa com Rio Grande do Sul (Lages, São Joaquim e Urubici), mas sim uma área bem definida ao longo do Vale do Rio Itajaí, associada a uma determinada formação geológica que possuí características específicas e que na verdade vai além da bacia do Rio Itajaí.

Gruta Santa Emídia - Papanduva, SC

Gruta Santa Emídia – Papanduva, SC (Expedição GPME em 2011)

Definimos como primeiro campo base o município de Atalanta, depois seguimos para os seguintes municípios:

  • Laurentino
  • Rio do Oeste
  • Presidente Getúlio
  • Dona Emma
  • José Boiteux / Ibirama

Claro que a mudança de campo base vai sendo definida ao longo da expedição de acordo com o andamento dos trabalhos e além desses municípios dispomos de referências em muitos outros, nosso roteiro é flexível.

Nossa primeira expedição nessa região de Santa Catarina foi em Novembro de 2011, saiba mais: Expedição Santa Catarina – 1º Dia (11/11/11), quando focamos os municípios de Itaiópolis, Papanduva e Vitor Meireles, com resultados surpreendentes para nós.

Já foram mapeadas:

  • Itaiópolis – Caverna do Tigre
  • Papanduva – Gruta Emídia, Grutas Cachoeira Terreiro de Pedra I e II
  • Vitor Meireles – Caverna Santa Cruz dos Pinhais

E descoberta:

  • Vitor Meireles – Gruta Cleber Machado

Nossa lista de cavernas nesse polígono de interesse ultrapassa 50 cavernas, mas temos certeza que o número de cavidades é infinitamente maior que isso, devem ocorrer inúmeras outras cavidades em sítios que os proprietários ainda não noticiaram, ou até mesmo descobriram.

Além do aspecto espeleológico, a expedição tem como objetivo vivenciar os costumes, gastronomia, arquitetura, vegetação e tantos outros aspectos regionais que tanto diferem do nosso dia a dia em São Paulo.

Dentro do possível, pretendemos postar os resultados diários da expedição. Se não for possível, visto que existem duas questões que podem dificultar a descrição dos relatos e seleção das imagens; exaustão da equipe e desejo por uma cama quentinha, além da conexão de internet. Nesse caso postamos relatos e imagens após nosso retorno, aliás, vamos aproveitar e postar os relatórios e fotos da expedição de 2011. Antes tarde do que nunca… 🙂

Por hora estamos ansiosos com a saída, beleza regional e gastronomia que nos espera!

One Comment

  1. Marlene Vidotti 22/04/2014 at 10:02 - Reply

    Boa Sorte amigos e ótimas descobertas pelo caminho… Beijos a todos !!!

Leave A Comment