Enquete sobre cadastro oficial de cavernas do Brasil

CDO GPME colocou no ar uma enquete focando o cadastro oficial de cavernas do Brasil. Dê a sua opinião!

Diante das noticias recentes sobre os problemas de sumiços de cavernas, erros cadastrais, omissões de autoria e custos exorbitantes do CANIE (Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas) de responsabilidade do CECAV (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas), órgão integrante do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), consideramos que seria importante saber a opinião da comunidade espeleológica e sociedade brasileira sobre o assunto.

Assim disponibilizamos a seguinte enquete:

Face à possibilidade de destruição de cavernas localizadas fora de áreas de proteção, qual a importância que um cadastro oficial tem para a conservação das cavernas?

Disponível no menu à direita de nosso blog: www.blog.gpme.org.br

A sua opinião é muito importante, participe!

Saiba mais:

2 Comments

  1. ROBSON 17/08/2014 at 13:52 - Reply

    sem as CAVERNAS poderemos ficar desorientados sobre as informações de seres, da nossa própria história além de perder uma das mais linda CRIAÇÕES DE DEUS>

  2. Julio Roncada 18/08/2014 at 11:32 - Reply

    Na minha opinião, a existência de um cadastro oficial é básica, pois na falta deste, as empresas que tem atividade econômica ligada à extração mineral iriam dar “preferência” a extrair nestes locais. Existem (ou deveriam existir) leis que protegem a biodiversidade destes ambientes e seu entorno, que as empresas devem obedecer. Porém, isso vai de encontro ao interesse econômico delas. Pessoalmente eu acredito que o CECAV poderia apoiar os grupos de espeleologia (DIRETAMENTE) nesse trabalho. Grupos sérios, devidamente identificados juridicamente, poderiam contribuir. O GPME já faz isso há quase 30 anos voluntariamente, e nunca parou! De posse desse material, o CECAV teria os instrumentos à mão (junto com a legislação) para a promover a preservação.

Leave A Comment