Como foi – Reunião GPME em 26/04 com palestra de Tulio Schargel: O Brasil da Pré-História

TuSc01

Tulio Schargel com a réplica de uma peça do fóssil.

Nada como aprender coisas novas! E com um palestrante empolgado e super didático, aprender fica ainda mais fácil! Esta foi a sensação de quem enfrentou chuva e trânsito para ter a oportunidade de ouvir Tulio Schargel, diretor e produtor de filmes com especialização em cinegrafia subaquática e, por que não, professor?!

Durante sua palestra ele nos revelou como surgiu a ideia do documentário exibido ontem, já divulgado em 63 países e que recebeu três prêmios internacionais.

O documentário mostra como uma equipe internacional de paleontólogos, espeleomergulhadores e cineastas recuperaram mais de 4 mil (!) ossos do Poço Azul, localizado na Chapada Diamantina, reunindo mais de 45 espécies, entre elas uma inédita para a ciência. E o auge foi encontrar uma ossada completa de uma preguiça gigante, algo extremamente raro, na paleontologia!

Descritivo da palestra “O Brasil da Pré-História”:

Há mais de 11.000 anos, fósseis de uma fauna extinta guardam segredos que podem nos ajudar a entender a Pré-História do continente americano. No fundo de uma caverna alagada, no coração do Brasil, o time de espeleo-mergulhadores é a extensão dos braços e olhos de uma equipe internacional de paleontólogos, formada pelo Prof. Dr. Cástor Cartelle Guerra (UFMG), pelos especialistas Gerry D Iullis e François Pujos (IFEA) e pelo Doutor em Geociências Ivo Karman (USP).

Sobre o palestrante: Tulio Schargel

Diretor e produtor de filmes com especialização em cinegrafia subaquática.

Há mais de 30 anos registra imagens subaquáticas com 17 documentários realizados para TVs de vários países, além de programas, documentários e co-produções com canais da TV brasileira e internacional, como National Geographic, ARTE, CBC, Discovery e France5.

Quando rolou:

Dia 26 de Abril de 2017, quarta feira, a partir das 20:00.

Aonde foi: 

Telstar Hostels (Parceiro GPME)

Rua Capitão Cavalcanti, nº 177

Vila Mariana

(Travessa da Rua Domingos de Morais, a 200 metros do Metro Vila Mariana pela saída do Colégio Madre Cabrini)

(11) 2389 6383

Agradecimentos do GPME: 

O GPME agradece ao palestrante Tulio Schargel pela disponibilidade em proporcionar essa ocasião única, ao Telstar Hostel na pessoa do Fábio Casaca e toda equipe de colaboradores pela disponibilidade do espaço e pela parceria de muitos anos, ao associado Marcello Cyrillo Vazzoller pela sugestão e viabilização da palestra e a todos presentes, que engradeceram a ocasião!

TuSc02

Palestrante e ouvintes reunidos após a palestra.

TuSc04

Durante a palestra.

 

TuSc03

Palestrante expondo algumas réplicas de fósseis.

O-Brasil-da-Pre-historia

 

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

*