Fonte: PANROTAS
O governo de Minas Gerais inaugura hoje, às 14h30, o Museu Peter Lund, museu inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região mineira de Lagoa Santa. O Museu Peter Lund compreende todo o Parque do Sumidouro, onde foi construída uma sede, ao lado da Gruta da Lapinha, que reunirá fósseis descobertos por Lund na região.
A cerimônia contará com a presença do governador Antonio Anastasia e do príncipe herdeiro da Dinamarca Frederik André Henrik Christian (foto), que estará acompanhado da princesa Mary Elizabeth, em visita oficial ao Estado, além de outras autoridades.
O acervo cedido pelo Museu de História Natural da Dinamarca é composto por fósseis que foram encontrados por Peter Lund, no século 19, durante suas pesquisas na região cárstica de Lagoa Santa, cujas características geológicas favorecem o aparecimento de grutas e cavernas.
O prédio que abrigará a sede do Museu Peter Lund possui 1.850 m2 e terá, entre outros espaços, sala multiuso para projeção de filmes, realização de palestras e workshops; salas de exposição sendo um delas dedicada especialmente ao acervo do Museu de História Natural da Dinamarca, espaço para reserva técnica, conservação e restauro de obras, café e loja.
O ingresso vai custar R$ 15, que dá direito também a visitação na Gruta da Lapinha. O horário de funcionamento será de terça a domingo, das 9h às 16h30. O endereço é Estrada Campinho Lapinha, km 6, em Lagoa Santa (MG); tel. (31) 3689-8592.
lamentavel proibir o trabalho das doceiras e peças artesanais .
e quantas peças lund mandou e tamanho pelo menos em fotografia , em relação a estas minusculas peças.
pelo que se evidenciou , o povo não apoiou nem participou.
e a gruta passa a ser dirigida pelo estado, dependendo do ief de cidade vizinha.