Estranha relação entre morcegos e plantas carnívoras em Bornéu

Foto: Robert Jong / Wikimedia

Cientistas que estudam morcegos em Bornéu descobriram que morcegos e plantas carnívoras têm uma estranha e mutuamente benéfica relação.

Morcegos da espécie Kerivoula hardwickii (veja também Link Wikipédia em inglês) foram observados descansando e dormindo dentro dos jarros aéreos da planta carnívora Nepenthes rafflesiana (veja também Link Wikipédia em inglês) da variedade alongada.

Enquanto se alojam na planta, os morcegos fazem as suas necessidades fisiológicas nos poços das armadilhas. Surpresos com as observações, biólogos analisaram as plantas e descobriram que 33,8% de seus nutrientes vêm do guano e urina dos morcegos.

Prestando atenção ainda maior nas plantas os pesquisadores descobriram que pouca energia é despendida para atrair insetos, maneira que normalmente se alimentam, e que ao invés disto a energia é direcionada para promover um habitat ideal para o alojamento de morcegos.

Suspeita-se que o relacionamento evoluiu de coincidência para o uso regular que está sendo observado hoje após as plantas terem se tornado mais atrativas para os morcegos.

Bat Uses Carnivorous Plant as a Toilet (Discovery News)

Esta notícia é resultado da tradução pelo GPME da seguinte fonte: Caving News

Caso queira utilizar nosso texto traduzido, por favor lembre-se de referenciá-lo!

Leave A Comment