Réptil raro encontrado em caverna na província de Holguín – Cuba

Um curioso e pequeno réptil não classificado pela ciência herpetológica cubana foi coletado acidentalmente na entrada de um das cavernas do sistema espeleológico próximo da cidade de Gibara.

Alexis Silva Garcia, presidente do Grupo Espeleológico Exploraciones Científicas dessa cidade ao norte da província de Holguín, explicou a AIN que o estranho exemplar apareceu durante a realização de tarefas de condicionamento na Cueva (Caverna) de Los Panaderos.

Esse réptil constitui, segundo ele, no primeiro relato desse tipo no país, o qual mede cerca de 40 centímetros de comprimento e apresenta uma coloração marrom claro com linhas ligeiramente mais escuras do pescoço até o extremo da ponta da cauda.

Porém, o que mais chamou a atenção dos espeleólogos foi a singular coloração branca em forma de anel no pescoço, enquanto a parte superior da cabeça é completamente preta.

Aparentemente, o réptil é pertencente ao gênero Harritum, com hábitos noturnos, considerou Silva Garcia, acrescentando que muitas vezes vivem no subsolo e na serrapilheira das florestas úmidas presentes na região cárstica de Gibara.

Atualmente, o trabalho desta classificação nova espécie é realizado pelo Dr. Luis M. Díaz, especialista em herpetologia do Museu Nacional de História Natural da capital cubana.

José Corella Varona, integrante do Grupo Espeleológico Exploraciones Científicas, disse que isso se trata de mais uma prova da rica biodiversidade existente no sistema conhecido como Polja del Cementerio, na periferia de Gibara, composto por 29 cavernas.

Alexis Rojas Aguilera (AIN)

Esta notícia é resultado da tradução pelo GPME da seguinte fonte: Cota Cero

Caso queira utilizar nosso texto traduzido, por favor lembre-se de referenciá-lo!

Leave A Comment