Ampliado desenvolvimento da Caverna de Santana (PETAR): 8.373 metros – Maior caverna do Estado de São Paulo

DSC05463Queremos dividir publicamente a atualização das medidas da Caverna de Santana (Krone: Caverna do Rio Roncador) , acrescida das ultimas descobertas.

Nossa ultima atualização (12/09/2012) do desenvolvimento (Dados cadastrados junto ao CNC-SBE) tinha as seguintes medidas:

  • Projeção Horizontal (Planta): 8.255 metros
  • Desenvolvimento Linear: 8.421 metros

 A nova atualização (25/03/2013) alcança as seguintes medidas:

  • Projeção Horizontal (Planta): 8.373 metros
  • Desenvolvimento Linear: 8.545 metros

Na ultima atividade (Fevereiro/2013) os sócios Angelo Roncolato e Gilson Tinen descobriram uma importante continuidade superior na Galeria Irmãos Avari. Essa descoberta ainda não foi mapeada e acrescida ao desenvolvimento.

Outros trechos descobertos da caverna ainda não foram mapeados, logo também não foram considerados no desenvolvimento total.

A Santana ainda tem muito a crescer em desenvolvimento, principalmente vertical, vamos em frente, ou melhor, pra cima, ainda temos muito trabalho!

DSC05344Breve histórico do Projeto Caverna de Santana (Krone: Caverna do Rio Roncador)

Desde sua fundação, em 1987, o Grupo Pierre Martin de Espeleologia desenvolve projeto de exploração e investigação do Sistema Pérolas – Santana, descobrindo, explorando e mapeando inúmeras cavernas associadas a esse sistema.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, com maior esclarecimento e conhecimento sobre o sistema, identificamos que a Caverna de Santana possuía potencial de desenvolvimento superior aos 5.813 metros registrados pelo Cadastro Nacional de Cavidades Naturais – Índice de Dados sobre as Cavernas do Brasil, Sociedade Brasileira de Espeleologia, Reedição 1990, sendo posteriormente reduzido para 5.040 metros, ultimo desenvolvimento registrado junto ao CNC-SBE antes da primeira atualização da topografia em andamento.

Descrita pelo alemão Richard Krone no inicio do século XX como Caverna do Rio Roncador, identificada como Nº 41, e com potencial sugerido para ser uma das maiores cavernas do estado de São Paulo, acabou por se tornar umas das mais importantes e conhecidas cavernas, sendo, por esse motivo, alvo de inúmeros levantamentos topográficos. No entanto, nenhum desses mapeamentos contemplou todo o desenvolvimento subterrâneo da Caverna de Santana, deixando margem à imprecisão de suas verdadeiras dimensões, tanto horizontal, como vertical, assim como os dados referentes a estas topografias não possibilitavam a continuidade das topografias devido à inexistência de bases fixas em pontos estratégicos e a respectiva massa de dados.

Ciente desse quadro, no primeiro semestre de 2006 o Grupo Pierre Martin de Espeleologia propôs a realização de um novo mapeamento da Caverna de Santana à administração do PETAR. Esta proposta foi oficializada em dezembro de 2006, desta vez contemplando o desenvolvimento como um todo. A respectiva autorização para os trabalhos na caverna foi liberada em maio de 2007, ocasião em que foram iniciadas as atividades, posteriormente interrompidas com a paralisação da visitação nas cavernas do PETAR em 2008.

No período de 25 de Julho a 02 de Agosto de 2009 foi realizada a Expedição Roncador, organizada pelo GPME com apoio do PETAR e Fundação Florestal, simbolizando um marco da retomada oficial dos trabalhos.

Com a última atualização dos dados de desenvolvimento (8.373 metros em planta) a caverna de Santana cresceu mais de 3 km considerando o desenvolvimento de 5.040 metros ou mais de 2,5 km considerando o desenvolvimento de 5.813 metros.

Links da descoberta do Salão Pierre Martin:

Descoberto novo salão na Caverna de Santana: Salão Pierre Martin – Galeria de fotos

New chamber discovered in Santana Cave: Pierre Martin Chamber (PETAR – Brazil) – Photo gallery

Caving News: Large Chamber Discovered in Brazil’s Santana Cave

Leave A Comment