Fonte: Revista Galileu
Pensava-se que quem pintava as paredes de cavernas eram os homens. Mas pesquisadores descobriram a autoria feminina através das impressões das mãos
por Ana Freitas Arqueólogos sempre assumiram que eram os homens que faziam pinturas rupestres pré-históricas em cavernas. Mas essa ideia está mudando, já que análises mais recentes de desenhos em paredes de cavernas na França e Espanha indicam que a maioria das pinturas foi feita por mulheres.Em um novo estudo, entre cerca de 32 stencils encontrados em 11 cavernas de quase 40 mil anos atrás, 24 foram feitos por mulheres.
A hipótese anterior sugeria que o homem das cavernas desenhava sua interação com a caça tentando manipular o futuro. Era uma espécie de ritual mágico: o homem pré-histórico não estava desenhando o que lhe tinha acontecido, mas o que gostaria que acontecesse, e desenhar isso na parede era como fazer um feitiço para que suas caças fossem bem sucedidas. Eram os homens que caçavam a jantar, e portanto seriam eles desenhando nas paredes aquilo que gostariam que acontecesse.
Dean Snow, um arqueólogo da Penn State University nos EUA disse à rede de TV NBC que novas análises, baseadas no tamanho das pinturas e no tamanho e distância relativa entre os dedos, indicam que poderíamos ter estado errados esse tempo todo sobre quem fazia os desenhos. O motivo, de acordo com Snow? Numa sociedade com papéis de gênero definidos, era natural que arqueólogos homens assumissem que homens eram os responsáveis pelas pinturas que estudavam.
A nova descoberta, na verdade, traz mais dúvidas do que respostas. Porque eram as mulheres que desenhavam, e não os homens? Será que as pinturas nas paredes foram as únicas artes produzidas por elas? Teriam sido os artistas da nossa espécie ou seriam eles Neanderthal?
Leave A Comment