Expedição Rio Grande do Sul – 2º dia: 17 de Abril de 2011

Nosso programa traçado no dia anterior foi seguido à risca. Despertar as 06:00, café da manhã as 06:30 e saída de Itaiópolis por volta das 07:15.

A experiência foi bem sucedida, hospedagem no Hotel Venturi, bem limpo, confortável, com diária super honesta, R$ 30,00 com café da manhã.  O jantar no Restaurante da Júlia foi outro achado, comida farta por exatos R$ 8,00. Ambos recomendados!  (Infelizmente a nossa esperança em degustar pratos típicos poloneses havia sido em vão, chegamos um dia antes).

Pêssanka na Praça Central de Itaiópolis

Na saída um breve reconhecimento na cidade, em especial a praça central com uma grande Pêssanka.

Pé na estrada, cortamos o estado de Santa Catarina, passando por Ponte Alta aonde uma placa em plena BR 116 indicava a Gruta do Cafundó, referência identificada para atividade futura, nosso objetivo era o Rio Grande do Sul, sequência por Santa Cecilia, Lages, Rio Pelotas e enfim a divisa de estado.

Em Vacaria saímos da BR 116 e pegamos estrada à direita sentido Passo Fundo. Sem querer seguir nenhuma ordem alfabética fomos reconhecer no município de Água Santa nossa primeira referência da expedição.

A referência indicava uma gruta natural e a água que verte de suas paredes, milagrosas, consideradas santas, eram os elementos de denominação do município.

No entanto encontramos um espaço totalmente antropizado, transformado em santuário, com telhado, altar, tudo construído sobre uma cachoeira e das lajes de pedra de uma eventual cavidade natural, segundo relatos locais. Não conseguimos identificar nada nesse sentido, apenas uma cavidade artificial.

Hora de voltar para a estrada em busca de cavernas mesmo.

Por do sol na entre Cruz Alta e Santa Maria

Vale citar que para essa primeira referência visitada não possuíamos nenhum registro fotográfico de base, diferentemente das próximas referencias, a serem visitadas, em que possuímos um vasto foto arquivo.

Retomamos a estrada, passando por Passo Fundo, Cruz Alta, pausa para contemplar o fantástico por do sol, a exótica Itaara (com seu museu internacional de Ufologia), Santa Maria, e pra fechar o dia alcançamos o município de São Pedro do Sul, estabelecido como o nosso ponto de pouso.

Em São Pedro do Sul, logo ao chegar, nos deparamos com diversas arvores petrificadas (coníferas) em exposição na praça central, comuns em toda a cidade, inclusive no próprio hotel em que ficamos hospedados.

Ronaldo e Mariana - Restaurante e Lancheria Maragatos

Jantar muito honesto no Restaurante e Lancheria Maragatos (55 3276 4008), com excelente cardápio, variado, farto e preço justo. Para completar a simpatia do casal Ronaldo e Mariana, proprietários do estabelecimento.

Hora de dormir, amanhã acordamos cedo na tentativa de conhecer o Museu Paleontológico da cidade, localizado a uma quadra da praça central.

Depois rumo a oeste, sentido Argentina, para a nossa próxima investida. Hora de tirar o capacete da mochila…

Leave A Comment