Treinamento de resgate é realizado em grutas ituanas

Fonte: Revista Terraço

Grupo Pierre Martin de Espeleologia realizou o simulado nas duas cavernas do Camping Casarão, sendo uma delas a maior caverna de granito do país

No último domingo (6), o Grupo Pierre Martin de Espeleologia realizou um simulado de resgate nas grutas do Riacho Subterrâneo (maior caverna de granito do país) e Asa Delta, localizadas no Camping Casarão, em Itu. O objetivo do treinamento foi capacitar espeleólogos a resgatar acidentados de dentro de cavernas com maca.  Segundo o GPME, que promove o levantamento, mapeamento e documentação de cavidades naturais subterrâneas desde 1987, no Brasil não são frequentes os acidentes em cavernas mas a conscientização e preparo são fatores necessários para a segurança dos praticantes.

“No GPME, em seus 27 anos de existência, nunca houve a necessidade de acionar este recurso. Isto se deve a diversos fatores como o reduzido número de praticantes de espeleologia, a utilização de equipamentos adequados, os trabalhos de conscientização de riscos, o acompanhamento constante de iniciantes, os treinamentos periódicos de acesso com corda, primeiros socorros, auto resgate, etc. Enfim, sempre temos os olhos voltados para a prevenção de acidentes, com o firme propósito de evitar a necessidade de um resgate, atividade que envolverá dezenas de pessoas”, explica a diretoria do grupo que ressalta que o treinamento é justamente para evitar e preparar os praticantes para qualquer imprevisto. “Caso um dia ocorra uma emergência real, essa capacitação tem por objetivo inicial a conscientização interna no grupo de que a operação de resgate vai além do carregamento de uma pessoa acidentada ou mesmo na busca de um grupo de turistas ou mesmo espeleólogos perdidos em um ambiente de caverna”.

A intenção e planejamento inicial do Grupo de Trabalho em Resgate do GPME é de promover Oficinas de Capacitação em diversos segmentos que são utilizados na Operação de Resgate desde o acionamento de Equipe especializada e Pública até a capacitação de equipes para Movimentação e Transporte de Maca, Equipe de Comunicação, Equipe Técnica, equipe de atendimento a vitima, e coordenação geral. Esse foi nosso segundo treinamento interno de resgate, o primeiro ocorreu em Dezembro de 2013 no Parque Estadual Intervales. “No mês de Maio vamos realizar outro treinamento no Camping Casarão. Em Junho estamos planejando um treinamento no Parque Estadual Intervales. Para o segundo semestre nossa agenda prevê outros três ou quatro treinamentos, sendo dois ou três no Camping Casarão e outro em local a definir (Parque Estadual Intervales ou Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira)”.

A fim de promover ainda o desenvolvimento de habilidades especificas o GPME ainda incentiva e promove cursos de curto prazo de Primeiros Socorros em Ambientes Remotos, por meio de empresas e grupos especializados neste tipo de treinamento.  Ainda para a capacitação técnica, algumas Oficinas acontecerão no decorrer de 2014, inclusive no Camping Casarão. Para saber mais sobre o grupo, acesse www.gpme.org.br

DSC05882

DSC05894

DSC05901

DSC05906

DSC05912

Resgate_Captura_Video_1

Resgate_Captura_Video_2

Resgate_Captura_Video_3

Resgate_Captura_Video_4

Leave A Comment