Fonte: Laboratório de Estudos Subterrâneos – UFSCar
Foi publicado recentemente um trabalho trazendo a descrição de um novo grilo que ocorre em cavernas brasileiras. De autoria de PEDRO G. B. SOUZA-DIAS, MÁRCIO P. BOLFARINI (Pós-doutorando do LES), SILVIO S. NIHEI e FRANCISCO A.G. DE MELLO o grilo representa o primeiro sem asas (ápteros) do gênero Endecous. A espécie foi encontrada em cavernas calcárias da Chapada Diamantina no estado da Bahia.
Grilos do gênero Endecous são amplamente distribuídos em cavernas brasileiras e possuem características que possibilitam-nos estabelecerem populações nestes ambientes, como as longas antenas e pernas. Recentemente diversos registros de formas mais especializadas de grilos tem sido feitos e o biólogo Márcio Bolfarini, integrante do LES, tem participado destas descobertas.
Resumo do artigo
Neste estudo descrevemos a primeira espécie áptera de Endecous Saussure (1878), coletada em duas cavernas em Ituaçu, Bahia, Brasil. No Brasil, Endecous é o grilo mais comum em ambientes hipógeos, podendo habitar tanto as zonas de entrada quanto as extremidades mais profundas e zonas afóticas de cavernas, além de habitarem a serapilheira, barrancos/paredões, fendas, tocas e outras cavidades naturais. Discutimos também o uso do habitat subterrâneo por grilos Endecous e gêneros próximos.
Link para o artigo, publicado no períódico Zootaxa:
Leave A Comment