Expedição Rio Grande do Sul: 8º dia – 23.04.2011

Acordamos certos de que Noé estava do lado de fora da pousada batendo um papo com São Pedro, discutindo o diluvio em curso e jogando boliche, tamanhas trovoadas no alto da Serra Geral.

Na falta da Arca de Noé, encontramos o Caminhão do Noé. Sinal dos tempos… em breve teremos o Site, Blog e Twitter do Noé.

Cheia de rio no trecho entre Cambará do Sul e Caxias do Sul, e a consequente inundação de um povoado.

O programa do dia foi por “agua abaixo”, café da manhã, muito bom por sinal, sem pressa para combinar um novo roteiro, já que seria impossível visitar os Cânions de Itaimbezinho e Fortaleza, assim como procurar a Furna Indígena.

Outra visão do rio inundado a jusante, com corredeiras reforçadas por conta da cheia.

Decidimos procurar uma das referencias em Caxias do Sul e adiantar o retorno para São Paulo.

Saímos por volta das 09:00, chegando a Caxias do Sul as 11:00. Jogo rápido localizamos um balcão de informações turísticas em formato de barril e conseguimos a informação da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada no Roteiro Turístico Estrada dos Imigrantes.

Placa da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul-RS

Chegando lá descobrimos que se trata da RS 004 (CNC/SBE), formada em basalto e com o nome de Gruta São Pedro da 3ª Légua, nome da localidade. Como no cadastro ela consta sem informações mínimas e sem mapa, plotamos devidamente e realizamos seu mapeamento.

Cachoeira no vale da Gruta Nsa. Sra. de Lourdes (Gruta São Pedro da 3ª Légua – RS 004)

É um amplo abrigo, com aproximadamente  100 metros de comprimento, acessível por uma escadaria com 150 degraus (segundo uma placa no meio do trajeto equivalentes a um Rosário ou três Terços), uma pequena área afótica no lado oposto de seu acesso e um altar no centro, muito bem conservado, com bancos de madeira em perfeito estado.  No vale paralelo a gruta, uma imponente cachoeira com altura superior aos 80 metros(Chute visual à distância).

Vista do amplo abrigo, com as instalações religiosas ao centro.

Por todo o paredão da gruta avistamos um grande número de chapeletas de escalada, delineando vias, algumas com costuras nos tetos mais altos. O local é considerado um dos dez melhores lugares para a prática da escalada esportiva em rocha no Brasil, contando com algumas das mais difíceis vias do país.

Para os interessados em escalada, maiores informações na Associação Caxiense de Montanhismo, www.acm-rs.org.br/ .

Veja também: www.naokiarima.com/croquis/gruta.pdf .

Vista da pequena área afótica da Gruta Nossa Senhora de Lourdes (Gruta São Pedro da 3ª Légua)

Saímos da gruta e retornamos para a BR 116. Fim de atividades, rumo a São Paulo.

Parada da Vinícola Sinuelo, em São Marcos-RS.

Paramos para uma breve refeição em São Marcos, na loja da Vinícola Sinuelo, mais uma parada que acertamos na mosca.

De volta em Santa Catarina, chegamos a Lages por volta das 18:00 e paramos no Hotel Planalto, BR 116, Km 248,  (49) 3226 0070, com diária honesta, R$ 35,00 e um prometido café da manhã completo….

Conferimos amanhã.

Ultimo jantar na estrada, hora de degustar no hotel os queijos, salames, vinhos e pães comprados no decorrer da expedição.  Os torresmos a gente não conta para não perder o charme. 🙂

Dormir cedo para acordar na mesma proporção… 🙁

Leave A Comment