NOVA ESPECIE DE CENTOPEIA E DESCRITA – a primeira troglobia da Chapada Diamantina, Bahia e da Subfamilia Scolopocryptopinae!

oo_39876

Scolopocryptops troglocaudatus na Gruna do Cantinho

Reproduzido de Laboratório de Estudos Subterrâneos – UFSCar

Em março de 2012 Maria Elina Bichuette e Jonas Gallão encontraram pequenas centopéias (lacraias) em uma caverna arenítica da Chapada Diamantina, Bahia.

Estas apresentavam características de troglóbios (clarinhas e pernas alongadas) e imediatamente contactamos Amazonas Chagas-Jr, expertise no grupo.

Após este ano, uma equipe formada por Ericson Igual, Jonas Gallão, Maria Elina Bichuette e Diego Monteiro von Schimonsky registraram esta mesma espécie em mais duas cavernas na região e a confirmação do status de troglóbio, tanto pelos traços morfológicos, quanto ecológicos.

A descrição, detalhada no periódico ZOOKEYS conta com uma discussão sobre endemismos, troglomorfismos (características relacionadas ao isolamento em cavernas) e conservação.

Os autores do trabalho, Amazonas Chagas-Jr, da UFMT e parceiro de trabalhos junto ao LES e Maria Elina Bichuette (LES), discutem as dificuldades em estabelecer troglomorfismos dentro de um grupo de animais que vive principalmente no solo nos ambientes superficiais.

Esta espécie possui a maior perna anal dentro da subfamília Scolopocryptopinae, o que originou seu nome: Scolopocryptops troglocaudatus.

Espécies pertencentes ao gênero Scolopocryptops não possuem olhos e a ausência destes não deve ser usada para verificação do status de troglóbio. Desta maneira, os autores utilizaram outros atributos, morfológicos e ecológicos.

Agradecemos imensamente a Jonas, Diego e Ericson, pelas ajudas e descobertas e pelas fotos do ambiente.

Link para a publicação: A new species of Scolopocryptops Newport: a troglobitic scolopocryptopine centipede from a remarkable siliciclastic area of eastern Brazil (Scolopendromorpha, Scolopocryptopidae,Scolopocryptopinae)

Enjoy!!

Lina

Entrada da Gruna do Cantinho

Entrada da Gruna do Cantinho

Leave A Comment