Chancela da Unesco será conhecida em 2012

Fonte: Correio do Estado

O Geoparque Bodoquena/Pantanal, criado em 2009 no Estado de Mato Grosso do Sul está prestes a receber a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Duas representantes da Rede Global de Geoparques, as pesquisadoras, Sylvie Giraud, da Alemanha e Marie Luise Frey, da França visitaram durante três dias a região do Geoparque.

Conforme a pesquisadora, Sylvie Giraud, a missão avaliou durante três dias todas as informações que constam no dossiê que foi enviado à Unesco. “Checamos se os dados que estavam no dossiê eram realidade, assim como as informações que constam no questionário de avaliação das entidades”, informou. A pesquisadora disse que na América do Sul geralmente as visitas “in loco” são realizadas em três dias e na Europa a duração é de dois dias.

O próximo passo, de acordo com Sylvie Giraud é elaborar um relatório com todas as informações da visita e encaminhar até o mês de julho para a Unesco. Estes dados serão avaliados até o mês de setembro por um grupo de 12 “experts” da Unesco. “O resultado com o anúncio da deliberação será divulgado no mês de junho de 2012, no encontro da Rede Global de Geoparques no Japão”, afirmou.

As pesquisadoras visitaram as cidades de Jardim com o ponto turístico (Buraco das Araras), Bonito (Gruta do Lago Azul e Gruta de São Miguel) e Corumbá (Corumbela). Elas também participaram de reuniões técnicas com prefeitos e instituições parceiras. Se conseguir a chancela da Unesco, o Geoparque Bodoquena/Pantanal será  o 2º das Américas e o 58º da rede mundial de geoparques aprovados pela Unesco.

Geoparque

O Geoparque é uma marca atribuída pela Unesco a uma área onde ocorrem excepcionalidades geológicas que são protegidas e aproveitadas como elementos indutores de educação ambiental e de desenvolvimento sustentável. O Geoparque Estadual Bodoquena/Pantanal foi criado pelo Decreto Estadual nº 12.897 de 2009 onde estão inseridos 54 geossítios, entre grutas, pedreiras, cachoeiras, minas, nascentes baías, minas e sítios.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Leave A Comment