Enfim a Lendaria Gruta do Manoel Lopes foi encontrada em São Desidério-BA

Texto de: Jussyklebson da Silva de Souza (Jussy)

A verdadeira gruta do Manoel Lopes foi reencontrada recentemente, às vésperas dos 40 anos da sua descoberta. Para mim foi uma surpresa encontrar as marcas deixadas por Pierre Martin e Michel Le Bret e o Grupo os Opiliões, membros da então recém-criada Sociedade Brasileira de Espeleologia fundada em 01/11/1969. Depois de tanto tempo explorando as grutas em São Desidério, só agora encontrei os registros deixados pelos primeiros espeleólogos a visitar e explorar as cavernas da região Oeste da Bahia.

Adormecida sob o carste de São Desidério, depois de 4 décadas de sua descoberta, a gruta do Manoel Lopes só teve explorados, segundo os registros, mais ou menos 790 metros de seu desenvolvimento total. Se foi produzido algum mapa ou croqui, nunca foram vistos ou publicados. Talvez devido a sua complexa rede de condutos labirínticos e uma grande quantidade de espeleotemas. Ainda é muito difícil afirmar as dimensões exatas dessa magnífica caverna.

Jussyklebson diante das marcas históricas

Jussyklebson da Silva de Souza (Jussy), nativo de São Desidério-BA, é um apaixonado e obstinado defensor do carste e cavernas de sua região, sendo responsável por inúmeras descobertas e iniciativas de proteção.

Veja a matéria com o Jussy, veiculada em 27/12/2010 no Jornal Nacional:

Asfaltamento da BR-135 ameaça patrimônio danatureza

As obras de uma das principais estradas que ligam o Sudeste ao Nordeste esbarram na existência de um conjunto de cavernas. No Município de São Desidério, o conjunto é considerado um dos mais importantes do país.

______________________________________________________________________________

Saiba mais sobre a ocasião da descoberta da Gruta do Manoel Lopes em 1971:

A EXPEDIÇÃO GOIÁS-BAHIA – JULHO, 1971

Oito colegas de São Paulo partiram, em 25 de Junho, para um roteiro ambicioso de 5.600 km a ser coberto em duas semanas. Com um veiculo gentilmente cedido pela FORD e outro pelo pai de nosso sócio fundador Luiz Carlos de Alcântara Marinho, lá foi a equipe, via Brasília, para São Domingos (GO), daí seguindo para Barreiras e São Desidério (BA), voltando depois pela BR 242 via Seabra e Itaberaba até alcançar a BR-101 (Rio – Bahia) para voltar a São Paulo.

Colocando à parte o aspecto turístico, (tivemos oportunidade de conhecer recantos maravilhosos do Brasil) e deixando de lado os resultados meramente humanos (essa convivência de duas semanas comportou momentos de elevada camaradagem) o balanço da expedição se nos afigura como altamente positivo: 9 grutas minuciosamente exploradas e levantadas em São Desidério, outras tantas reconhecidas na região de Posse (GO), e finalmente, o labirinto da Gruta da Lapinha, em Ibiquera (BA). É uma base apreciável para futuras expedições, já que se conseguiu definir com bastante precisão as necessidades, em tempo e meios materiais, de uma equipe relativamente numerosa.

(Extraído na íntegra de: BOLETIM INFORMATIVO da Sociedade Brasileira de Espeleologia, Nº 4, ANO II, 1971, página 03)

______________________________________________________________________________

Expedição Goiás 2011

O Grupo Pierre Martin de Espeleologia (GPME) inicia nesse sábado, dia 16 de julho, com término no dia 24 de Julho, a Expedição Goiás 2011, que visa repetir parte da EXPEDIÇÃO GOIÁS-BAHIA – JULHO, 1971, focando o município de Posse.

Topografia parcial da Gruta do Anésio III, Posse-GO

Entre as prioridades está a continuidade do mapeamento da Gruta do Anésio III (SBE CNC: GO-651) e de todo o sistema, documentação iniciada em Abril de 2007, durante atividade organizada pelo Laboratório de Estudos Subterrâneos do IB-USP e Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar, com a participação do GPME e do CECAV-GO.

No decorrer da expedição vamos, sempre que possível, postando novidades sobre o andamento das atividades.

Acompanhe!

2 Comments

  1. geraldo bergamo filho (gegê) 06/10/2011 at 15:48 - Reply

    Olá amigos, ao ler o artigo sobre a Gruta do Manoel Lopes, deparei-me com um engano de nosso colega Jussiklebson, quando menciona que ficou surpreso ao ver os sinais deixados pelo grupo opiliões, denominando o Pierre Martin e O Michel Lebret. Sem nenhum desmérito mas por exatidão, quero ressaltar que o Sr. Lebret, nosso contemporâneo, não estava nessa expedição da qual fiz parte, mas também outros colegas tais como, Roberto Avari, Marco Antonio Alonso, Phellipe Goufon, Claude Vidal, Jose Luis Vasques Yustes, Guy Collet, Nelsinho. abraço Geraldo Bergamo Filho (Gegê) sócio fundador no. 16.

  2. cely 20/06/2012 at 16:20 - Reply

    Gê, estou te procurando…. poderia entrar em contato comigo?
    Obrigada
    Cely N. Gozzi

Leave A Comment