Autorização para visita na Gruta do Lago Azul é renovada até 2012

Fonte: Campo Grande News

Marta Ferreira

Um dos maiores atrativos de Bonito, a Gruta do Lago Azul, teve renovada hoje a portaria que autoriza visitação ao local. A autorização vale até 2012.

A portaria estabelece o número máximo de 305 visitantes por dia. Cada grupo deve ser formado por no máximo 15 pessoas, além do guia turístico, e podem haver 4 grupos simultâneamente.

Somente terá acesso à visitação os portadores de documento denominado “voucher único”, emitido pelo município de Bonito ou pelas agências de turismo e operadoras locais.

É obrigatório o uso de capacete com fixação de três pontas, uso de tênis ou de calçado fixo com solado de borracha. Também é obrigatório o preenchimento da guia de seguro pelos visitantes.

A visitação, conforme a portaria, somente será permitida com o acompanhamento de guia de turismo local, com registro na Embratur e cadastro na Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito.

As visitações à gruta foram autorizadas após o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) realizar vistorias no local, analisar e aprovar o Plano de Manejo Espeleológico da Gruta do Lago Azul, que foi encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia.

A gruta do Lago Azul, um dos chamarizes de turistas do mundo todo em Bonito, parte do complexo de cavernas da Serra da Bodoquena, e além da beleza, são consideradas conjunto patrimonial e científico de relevância multidisciplinar, devido a seus registros geológicos, geomorfológicos, paleontológicos e biológicos.

Leave A Comment