Seminário em São Thomé das Letras promove o diálogo entre órgãos ambientais e mineradores

Fonte: FEAM

Órgãos ambientais e empreendedores do setor de mineração se reuniram para desenvolver um diálogo sobre a atuação do setor mineral em São Thomé das Letras, na região sul do Estado. A iniciativa é uma ação da Gerência de Desenvolvimento e Apoio às Atividades Minerárias (Gedam) da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), em conjunto com o Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI). O espaço para esta interlocução foi o “Seminário de Mineração de Quartzito em São Thomé das Letras.

Órgãos ambientais e empreendedores do setor de mineração se reuniram para desenvolver um diálogo sobre a atuação do setor mineral em São Thomé das Letras, na região sul do Estado. A iniciativa é uma ação da Gerência de Desenvolvimento e Apoio às Atividades Minerárias (Gedam) da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), em conjunto com o Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI). O espaço para esta interlocução foi o “Seminário de Mineração de Quartzito em São Thomé das Letras e Região”, com o tema “O Desafio da Sustentabilidade”, que aconteceu nos dias primeiro e dois de julho, em São Thomé das Letras.

O evento foi organizado pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) com apoio da Associação dos Mineradores e beneficiadores de Quarzito em São Thomé das Letras (Amist) e da Prefeitura. Representantes da Feam, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), da Amist, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um representante do Governo de Goiás apresentaram, durante os dois dias de evento,  a situação da mineração em São Thomé das Letras, alternativas para aproveitamento de resíduos e a experiência de outro pólo de quatzito, em Pirenópolis (GO).

 O objetivo é trocar idéias com o setor de mineração local a fim de levantar as pendências relacionadas ao licenciamento ambiental, elaborar um plano para saná-las e, ainda, potencializar a regularização ambiental. “Este é um espaço para o compartilhamento das responsabilidades entre o poder público e o setor produtivo”, explica o gerente da Gedam, Caio Márcio Rocha, que acompanha as ações da Feam nos municípios desde a década de 90.

O Seminário é uma ação do projeto Plano de Ação para a Sustentabilidade do Setor de Rochas Ornamentais – São Tomé das Letras, da Gedam, que prevê, além do levantamento de problemas, o incentivo à implementação de tecnologias que reduzam a geração de resíduos e promovam seu melhor aproveitamento.

Todos os temas abordados pelos diferentes órgãos e instituições envolvidos com a mineração de quartzito convergiram para a questão da sustentabilidade.

O secretário executivo do CGFAI, Paulo Teodoro de Carvalho, ressaltou a importância da ação educativa e da busca do diálogo com o setor produtivo,  iniciativa elogiada também pelos representantes das mineradoras. “Este momento é fundamental para que possamos, juntos, trabalhar para melhoria da situação ambiental em São Thomé das Letras. Os órgãos ambientais têm sido receptivos em relação ao diálogo”, ressalta o presidente da Amist, Tonico Machado.

Fonte: Ascom/Sisema

Nota do GPME:

No segundo semestre de 2007, o GPME foi autor de denúncia de agressão ao Patrimônio Espeleológico de São Thomé das Letras e Luminárias, ocasião que o grupo organizou duas expedições de topografia a esses municípios e detectou mineração irregular na área da Gruta da Bruxa, aonde ocorrem inúmeras cavidades.

Dessa forma, além da documentação, o grupo executa um de seus objetivos institucionais, de proteção ao Patrimônio Espeleológico Brasileiro.

Leave A Comment