Hoje é o Dia Nacional do Voluntariado

A data foi instituída em 28 de agosto de 1985, por intermédio da Lei Nº. 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney.

É uma Lei simples, sem muitos detalhes, a seguir:

Lei nº 7.352, de 28 de Agosto de 1985

Institui o Dia Nacional do Voluntariado.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA 
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

     Art. 1º  Fica instituído o “Dia Nacional do Voluntariado”, a ser comemorado, anualmente, a 28 de agosto. 

     Art. 2º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

     Art. 3º  Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, em 28 de agosto de 1985; 164º da Independência e 97º da República.

JOSÉ SARNEY 
Waldir Pires 

 

Acima da questão legal, o mais importante é a valorização da atividade voluntaria.

Na espeleologia praticada no GPME a essência do voluntariado se faz presente, e graças a ele a atividade do grupo se desenvolveu, se aprimorou, produziu e produz muitos resultados.

Muitos sabem reconhecer o voluntariado na espeleologia, mas é fato que muitos não possuem a mesma sensibilidade e desclassificam ou referenciam de forma pejorativa, alcançando um alto grau de incompreensão, classificando com inferioridade, dado ao seu perfil amador. Muito embora haja quem pratique o voluntariado na espeleologia, também há quem a pratique com outros pontos de vista e, vez ou outra, ocorrem controvérsias. No GPME respeitamos todas as práticas espeleológicas que tenham como finalidade principal a proteção das cavernas e do patrimônio espeleológico, mesmo que não tenham caráter voluntário.

A prática espeleológica voluntária do GPME é movida pela paixão de seus associados que, por esse motivo, dão o melhor de si no que fazem.Exemplo desse exercício é a nossa colaboração nos planos de manejo espeleológicos das UCs em São Paulo. Os mapas gerados nas nossas expedições ao PE Intervales e PETAR, por exemplo, têm contribuído muito para as políticas de gestão dessas unidades.

Esperamos que essa dedicação às cavernas não só se perpetue, mas evolua em quantidade e qualidade no sentido de uma excelência em documentação espeleológica, sempre a fim de colaborar com a conservação das cavernas.

Parabéns aos dedicados voluntários do GPME e da espeleologia em geral!

One Comment

  1. Vanessa 29/08/2012 at 09:13 - Reply

    Parabéns a todos do GPME que se dedicam para proteção de algo tão rico e esquecido por tantos outros.

Leave A Comment