Fonte: Traduzido por Dennys Corbo de Caving News

A aranha cavernícola cega, chamada Sinopoda scurion, teve seu nome escolhido em homenagem à empresa Scurion, que faz lanternas para espeleo.
Medindo 6 centímetros de comprimento, esta não é a maior das mais de 1100 espécies da família Sparassidae (formalmente Heteropodidae) que são conhecidas pela sua velocidade e modo de caça.
Esta é uma das nove espécies cavernícolas descritas pelos pesquisadores de Frankfurt, sendo que cada uma destas espécies se adaptou à vida subterrânea de uma maneira ou de outra. O número de olhos destas nove espécies cavernícolas pode ser oito, seis, quatro, dois ou no caso da Sonopoda scurion, nenhum.
“Nós já sabíamos de aranhas deste gênero em outras cavernas, mas elas sempre tiveram olhos e completa pigmentação. A Sinopoda scurion é a primeira Sparassidae sem olhos.” -Peter Jager, Chefe da Seção de Aracnologia, Instituto de Pesquisa Senckenberg.
O estudo foi publicado pelo periódico científico Zootaxa
Ola pessoal. Só uma correção….Sparassidae não é uma caranguejeira(Mygalomorphae), é uma aranha comum (Araneomorphae).
Mas é a primeira Sparassidae cega!…que eu saiba!
apenas explicando melhor, temos duas sub-ordens dentro da Ordem Araneae: Mygalomorphae (que sao as caranguejeiras e afins) e Araneomorphae (que são todas as outras aranhas e o grupo mais diverso dentro de Araneae). Não é que as Araneomorphae sejam sem graça (quando dizemos comuns), é que realmente é o grupo mais diverso.
Abs e parabens ao grupo por trazer as noticias!
Lina
Bom, pra mim, Araneomorphae e Mygalomorphae não são subordens, mas infraordens da subordem Opisthothelae, que junto com a subordem Mesothelae formam a ordem Araneae.
Eu uso “aranha caranguejo gigante” (giant crab spider) para Sparassidae.