125 Anos da Espeleologia Cientifica – Vídeo: La rivière souterraine de Bramabiau

2

Em 1988 o saudoso Guy Christian Collet escreveu a “HOMENAGEM A EDOUARD ALFRED MARTEL”, focando o centenário da espeleologia cientifica, publicada nos anais do 1° CEALC (Congresso de Espeleologia da América Latina e do Caribe), ocorrido em Belo Horizonte – MG, no período de 10 a 17 de Julho:

 “A ESPELEOLOGIA Francesa comemora o centenário do aparecimento da Espeleologia científica. De fato, em junho de 1888 a Caverna Bramabiau era percorrida pela primeira vez, topografada, levantada geologicamente, hidrologicamente explicada, e os seus sedimentos analisados.

Martel abria uma nova era que até hoje está em vigor e que praticamos. A fotografia fixava de maneira rigorosa as belezas que até agora só eram conhecidas através de croquis ou desenhos muitas vezes fantasiosos”

125 anos se passaram e Bramabiau mantém acesa a chama de Martel, e ao longo desse período rendendo descobertas como os 4.230 metros descobertos na execução da mais recente topografia (1982 – 1989) alcançando 10.120 metros de desenvolvimento, e mais recentemente, a partir de 2012, através da documentação fotográfica e em vídeo efetuada por Víctor Ferrer e o Grupo Flash Black Corb de Barcelona.

Que Bramabiau seja sempre um exemplo, e estímulo para as novas gerações da espeleologia!

Saiba mais:

Novo livro sobre o Rio Subterrâneo de Bramabiau

ESPELEOVICTOR 

Édouard Alfred Martel –Wikipédia (Português)

Édouard Alfred Martel – Wikipédia (Francês)

Édouard Alfred Martel – Wikipedia (Inglês) 

Abîme de Bramabiau – Wikipédia (Francês)

Leave A Comment