Mapeamento Digital e Travessia das Cavernas Couto a Morro Preto – PETAR

Mapeamento da travessia das Cavernas Couto a Morro Preto – PETAR, feito com o novo sistema de mapeamento (Disto-x e Topodroid).

No dia 16 de junho, dando continuidade ao mapeamento, iniciamos a topografia no desmoronamento ao fundo da Caverna Morro-Preto seguindo o fluxo de água no sentido da Galeria do Rio/ Couto, a partir da última marcação realizada em outra topografia realizada pelo GPME.

No dia 17 de Junho a associada Mariane Ribeiro e Lucas participaram do Simulado de Resgate organizado pelo grupo EGB em parceria com SSF no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), no núcleo Couto-Morro Preto. Mariana participou atuando como médica de dois resgates; o primeiro envolvendo uma vítima com quadro leve de queda, no conduto da Couto; já o segundo, envolvia uma vítima mais grave- lesão de coluna lombar- requerendo vasto e extenso trabalho da equipe. Ambos os simulados foram muito enriquecedores, e demonstram a necessidade de cooperação, diálogo e organização entre os resgatistas. Foi um dia de muito aprendizado para toda equipe envolvida. Um simulado que acima de tudo conseguiu evidenciar a urgência em se capacitar mais e mais resgatistas e a importância de se evitar acidentes.

No dia 17 de junho a outra equipe do GPME (Antonio Fabio,Valdirene Carneiro,Fabio Bustamante, Erica, Fernando Torres, Lucas e Alex) realizaram atividades de prospecção para a localização das Cavernas da Paca e Gambá, no núcleo Santana.

No dia 18 de junho Eduardo Salton acompanhou o grupo EGB em parceria com SSF, na decida do abismo / caverna Ouro Grosso, com o intuito de treinamento de técnicas verticais e estudo de técnicas de resgate.

Leave A Comment

*