Intervales 24 e 25 de Agosto de 2013: Breve relato e galeria de fotos

Seguimos no penúltimo final de semana para Intervales a fim de dar continuidade na topografia da Gruta dos Rodrigues iniciada nos final de semana dos dias 27 e 28 de Abril de 2013.

A Gruta dos Rodrigues se localiza nas proximidades da Gruta dos Paiva e Gruta do Fendão (drenagem do Rio Bocaina).

Pretendíamos finalizar a topografia, mas fomos surpreendidos positivamente com a descoberta de mais continuidades não mapeadas na topografia anterior (analógica) efetuada pelo GPME em 1999 / 2000, “empurrando” a finalização dos trabalhos para uma próxima ocasião.

A topografia anterior, analógica, tornou necessária uma nova topografia completa, para representar as continuidades descobertas, assim como gerar uma base de dados digital para utilização nos atuais programas e aplicativos de georreferenciamento.

Essa topografia está associada ao projeto do GPME de documentação topográfica de todas as cavernas do Parque Estadual Intervales (PEI) e entorno da Unidade de Conservação, assim como apoio ao Projeto de Pesquisa de mestrado de Bruno Daniel Lenhare, com orientação do pesquisador Dr. William Sallun Filho, intitulado ”Caracterização do sistema cárstico do planalto de Guapiara (Bacia do Rio Paranapanema) e Serra de Paranapiacaba (Bacia do Rio Ribeira), na região do Parque Estadual Intervales (PEI) e entorno, estado de São Paulo”.

Em paralelo aos trabalhos de topografia na Gruta dos Rodrigues uma equipe de exploração vertical efetuou no sábado a exploração do Abismo da Roça dos Rodrigues, localizado entre a Gruta dos Rodrigues e Gruta do Fendão, explorado parcialmente na atividade de 27 e 28 de abril. A exploração, repleta de sucesso, gerou resultados significativos, os resultados serão divulgados em breve.

No domingo a equipe de exploração vertical seguiu para a Gruta dos Rodrigues a fim de verificar possíveis continuidades verticais, mas sem resultados expressivos.

O GPME atua no Parque Estadual Intervales desde 1993, mas a partir de 2008, com a colaboração voluntária no Plano de Manejo Espeleológico de diversas cavidades, intensificou as atividades assumindo um status de projeto de elevada importância para o grupo.

Seguindo o exemplo da Gruta dos Rodrigues, outras cavidades com características analógicas serão completamente mapeadas, a fim de se obter uma base de dados digital e assim se adequar aos objetivos do projeto. Desde 1993 o GPME já mapeou aproximadamente 40 cavidades no Parque Estadual Intervales e arredores, sendo que mais de 30 cavidades já se encontram com suas bases de dados digitalizadas e adequadas aos padrões atuais do projeto.

Log sintético da atividade: 

* 24 e 25 de Agosto de 2013

Iporanga-SP, Parque Estadual Intervales: Gruta dos Rodrigues (SP 440), Exploração, Topografia e Fotografia. Abismo da Roça dos Rodrigues (SP XXX), Exploração, Plotagem e Fotografia.

GPME: Ângelo Roncolato, Carina Nasser, Cristiane Goulart Pinheiro Machado, Ericson Cernawsky Igual, Ery Kassia Nagasawa, Fabio Bustamante, Felipe Rigoni Barros, Irene Alves Ribeiro, Judivam Rodrigues dos Santos, Marcello Cyrillo Vazzoler e Mauricio Takahama.

Parque Estadual Intervales: Eliana Teixeira Ribeiro Costa

Saiba um pouco mais sobre a atuação do GPME em Intervales:

Intervales, 15 e 16 de Junho: Breve relato e galeria de fotos

Relatório: Topografia da Gruta dos Rodrigues, GPME 2013 (27 e 28 de Abril) – Galeria de fotos

Galeria de fotos: Atividades topográficas no Parque Estadual Intervales – De 02 a 04.11.2012

Relatório de Atividades e Galeria de Fotos Parque Estadual Intervales – Feriado de 1° de Maio de 2012

Relatório de Atividades GPME Carnaval 2012 – Parque Estadual Intervales

Parque Estadual Intervales: Relatório de Atividades 13 e 14 de Agosto de 2011 – Gruta Colorida, Gruta da Água Luminosa e participação na Tradicional “Festa em Louvor a Nossa Senhora da Penha” e “Dança de São Gonçalo”

Levantamentos topográficos em Intervales (Carste 2009 – III Encontro Brasileiro de Estudos do Carste)

Curso de Técnicas Verticais em Intervales

Participação ativa do GPME no Plano de Manejo do Parque Estadual Intervales

54% das cavernas turísticas de SP estão fechadas. Anexo Nota do GPME com topografias

Saiba mais sobre Intervales:

PANORAMA ATUAL DA REGIÃO DO PARQUE ESTADUAL INTERVALES (PEI) E SUA ZONA DE AMORTECIMENTO (ZA): SITUAÇÃO MINERÁRIA, ESPELEOLÓGICA, GEOLÓGICA E DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO.

O carste no plano de manejo do Parque Estadual Intervales e zona de amortecimento, Estado de São Paulo, Brasil

GEOLOGIA EM PLANOS DE MANEJO: SUBSÍDIOS PARA ZONEAMENTO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL INTERVALES (PEI), ESTADO DE SÃO PAULO

Galeria de fotos:

A1

A2

A3

A4

A5

A6

A7

A8

A9

B1

B2

B3

B4

B5

B6

B7

B8

B9

C1

C2

C3

C4

C5

C6

C7

C8

C9

D1

D2

D3

D4

D5

D6

D7

D8

E1

E2

E3

E4

E5

F1

F2

Leave A Comment

*